O Facebook removeu 1,3 bilhão de contas falsas para lidar com a desinformação

Como a desinformação continua inundando as mídias sociais, o Facebook revela que mais de um bilhão de contas falsas foram removidas.

Os meios de comunicação impressos tradicionais estão morrendo lentamente porque as plataformas de mídia social estão se tornando a principal fonte de notícias de mais e mais pessoas.

No centro de tudo está o Facebook e sua enorme base de usuários de 2,8 bilhões de internautas – muitas pessoas que você pode informar ou desinformar sobre coisas importantes. O Facebook acaba de detalhar quanta desinformação lidou nos últimos meses.

Facebook Outlines New Steps to Fight Misinformation in News Feeds

O Facebook continua a lutar contra a desinformação

Na segunda-feira, um post no Facebook Newsroom afirmou que 1,3 bilhão de contas falsas do Facebook foram retiradas entre outubro e dezembro de 2020. A empresa tinha mais de 35.000 pessoas trabalhando para lidar com a desinformação em sua plataforma.

O Facebook diz que, desde o início da pandemia, tem usado seus sistemas de detecção de ódio de IA em conjunto com o feedback de especialistas globais em saúde para excluir postagens contendo informações incorretas.

Como resultado, mais de 12 milhões de postagens sobre COVID-19 e vacinas foram removidas.

Guy Rosen, vice-presidente de integridade do Facebook, escreve que “informações incorretas também podem ser postadas por pessoas, mesmo de boa fé”. Nem todo mundo publica informações incorretas com más intenções; eles podem querer ajudar as pessoas, mas não sabem que as informações que estão compartilhando não são verdadeiras.

Para enfrentar esse desafio, Rosen escreve que o Facebook construiu uma rede global de mais de 80 verificadores de fatos independentes para revisar o conteúdo em mais de 60 idiomas:

Quando eles classificam algo como falso, reduzimos sua distribuição para que menos pessoas o vejam e adicionamos um rótulo de aviso com mais informações para quem o vê. (…) Para os tipos mais graves de desinformação, como falsas alegações sobre COVID-19 e vacinas e conteúdo que se destina a suprimir a votação, iremos remover o conteúdo.

Além de retirar informações enganosas ou falsas, o Facebook também criou alguns espaços online dedicados para que os usuários encontrem informações confiáveis ​​de especialistas confiáveis. 

Facebook will notify users who engaged with coronavirus misinformation -  Axios

A propagação da desinformação nas mídias sociais

A primeira vez que o Facebook agiu contra a desinformação foi em agosto de 2020, quando o Facebook removeu 7 milhões de postagens com desinformação COVID-19 . Isso levou ao fechamento de uma série de redes de desinformação russas , bem como à necessidade de rebaixar cargos que podem conter alegações falsas sobre a eleição.

Mas o Facebook está longe de ser a única plataforma de mídia social a ter que lidar com o aumento das notícias falsas. Recentemente, o Twitter começou a banir usuários que publicam continuamente informações incorretas sobre o COVID-19 . Até mesmo o TikTok removeu mais de 300.000 vídeos com informações eleitorais incorretas .

Chegou a um ponto em que é difícil imaginar que tipo de ação qualquer rede social poderia realizar para lidar adequadamente com a disseminação de desinformação. É importante fazer a sua parte na luta contra isso.

Certifique-se de que as informações que você recebe todos os dias são de uma fonte confiável. Melhor ainda, recomendamos fazer uma verificação de fatos em novas histórias antes de reagir a elas.

Relacionados

Advertisment

Populares

PRONAGOV será lançado nesta sexta-feira (24)

O programa gratuito, que tem a finalidade de capacitar servidores, gestores públicos e cidadãos comuns para se tornarem Agentes de Governança, será...

Hotéis e Resorts em Olímpia-SP

O charmoso município de Olímpia, localizado no interior de São Paulo, é um destino turístico bastante procurado pelos viajantes, graças à presença de famosos...

O FUTURO É EFICIÊNCIA NOS MUNICÍPIOS!

É assim que a Governança está transformando Prefeituras e Câmaras Municipais de todo o país, levando metodologias eficazes para auxiliar prefeitos, vereadores e gestores...