Produtividade na construção: Entenda a importância

Saber aumentar a produtividade na construção civil é um dos principais desafios para o setor

A produtividade na construção civil é sem dúvida o motor principal do sucesso de uma construtora. Por ser uma área que demanda bastante resultado, e resultado de qualidade, é o fator primordial para a sua manutenção.

No entanto, o conceito de produtividade ainda não está totalmente firmado na nossa mente, substituindo muitas vezes o sentido de rápida produção ou produção em larga escala, o que não é necessariamente sinônimo de produtividade.

Neste artigo vamos esclarecer o conceito de produtividade e refletir porque ele é tão importante na construção civil que conhecemos e, porque não, para o futuro da construção civil no nosso país.

Produção x Produtividade na construção civil

Ao procurar a palavra produção em um dicionário, uma das definições encontradas é a “quantidade de coisas que se produz”. Por outro lado, a palavra “produtividade” possui uma outra explicação: que possui capacidade para produzir.

A produção, assim, tem seu significado ligado ao fim, ao resultado já obtido de processos construtivos que são direcionados a algo a ser desenvolvido, esse algo é a produção. Já a produtividade está intimamente ligada à capacidade que a sua empresa possui de produzir algo.

O papel na produtividade na construção civil

A produtividade na construção civil está relacionada à melhor utilização dos recursos, à qualidade dos recursos utilizados, à capacitação da mão de obra, ao planejamento do espaço etc.

Ou seja, através da produtividade, o resultado da sua produção tem maiores chances de ter uma qualidade perfeita, pois são essas garantias que irão definir se a sua obra possui condições de alcançar o nível desejado.

É correto então dizer que se uma empresa não se preocupa em oferecer as melhores condições possíveis de trabalho para os seus funcionários, a correta destinação dos entulhos e a melhor logística dos processos de transporte pode não entregar bons resultados?

É bastante provável que sim. Ao avaliar todas as questões que envolvem o processo da obra, a tomada de decisão de uma construtora deve equacionar condições com o resultado, sempre.

Como medir a produtividade na construção civil

Embora não exista uma forma definida em cartilha de medir a produtividade na construção civil, existem indicadores que apontam se a sua obra está no caminho certo da produtividade ou se precisa melhorar em alguns pontos.

Alguns desses indicadores são observáveis durante o planejamento pré produção. No entanto, outros só são observados durante a obra, o que significa que a etapa de planejamento deve ser levada com bastante atenção para minimizar problemas.

Confira abaixo alguns indicadores de qualidade da sua produtividade:

  • Matéria-prima: muitas empresas gostam de economizar na matéria-prima e isso pode causar sérios danos à sua produtividade. Quanto melhor a qualidade da matéria prima, menos trabalho é demandado e melhor fluxo de trabalho é impresso.

  • Segurança do trabalho: é preciso ter em mente que nem tudo na produtividade tem a ver com materiais e utilização de espaço, o trabalhador é parte essencial desse processo e garantir sua segurança, além de dever por lei do empregador através das normas regulamentadoras, também é fundamental para melhorar sua produtividade.

  • Capacitação da mão de obra: quando seus funcionários são bem treinados e criam vínculos com a sua empresa, sua produtividade aumenta significativamente. Fornecer capacitação aos seus funcionários é um dos melhores investimentos possíveis.

  • Retrabalho: quando você precisa refazer algum trabalho, é sinal de que falta planejamento. Infelizmente, este é um indicador que só é observável depois de muita coisa desandar, o que já é um bom sinal de alerta.

  • Planejamento afinado: Nada imaterial define tão bem o sucesso de uma obra como um bom planejamento, portanto não se preocupe em passar essa etapa às pressas, o importante é tudo estar perfeitamente afinado para dar início ao processo de construção.

Dicas para melhorar a produtividade 

Confira a seguir algumas dicas para melhorar a produtividade e os indicadores da sua construção:

Utilize a tecnologia a favor da produtividade na construção civil

Apesar de ser uma área bastante tradicional, hoje a construção civil conta com um aparato tecnológico que vai além do maquinário moderno.

As chamadas construtechs vieram para revolucionar o mercado e trazer facilidade para diversos nichos dentro da construção civil, que vão desde a produção pesada, ao planejamento e até mesmo à arquitetura e negociação.

Utilizar a tecnologia das construtechs ao seu favor sem dúvida é um diferencial de valor à sua obra, pois a política dessas startups é voltada para a otimização de uma produção a partir da tecnologia, imprimindo um caráter mais organizado e produtivo para uma obra.

Melhore a comunicação e estabeleça metas claras

Assim como em qualquer outro setor, a comunicação deficiente é uma das principais causas da falta de produtividade na construção civil. Dessa forma, podendo impactar negativamente no resultado final. 

A comunicação consistente e eficaz, com o estabelecimento de metas claras é algo fundamental para o processo produtivo. Isso vai encorajar os funcionários e aumentar os níveis de produtividade.

Invista em treinamento e na contratação mais assertiva

Os funcionários são o ativo mais valioso de qualquer empresa. Portanto, se você deseja que a sua equipe atinja seu potencial máximo, com grande produtividade na construção civil, você precisa investir nela. 

Além disso, a contratação mais assertiva, de pessoas experientes e/ou com perfil alinhado às expectativas e demandas do projeto, pode ser importante para orientar melhor os seus funcionários. 

Coloque a segurança em primeiro lugar

Diversos fatores externos impactam na produtividade da construção civil. Assim, normas de segurança incidem sobre a produção e merecem atenção. 

Afinal, se você deseja manter uma alta produtividade na construção civil, é necessário evitar lesões no local de trabalho, tanto quanto possível. Portanto, você precisa investir em um programa de segurança eficaz e treinar seus funcionários sobre os procedimentos e técnicas de segurança da sua empresa. 

Melhorar a produtividade é fundamental

Agora ficou fácil identificar as diferenças entre a pura rapidez na entrega e produtividade em si. A produtividade na construção está ligada, de maneira geral, à atenção que se dá à obra no tocante a materiais e qualificação de quem trabalha nela e isso irá, por si só, na maioria das vezes, definir a sua qualidade.

Coloque em prática agora mesmo as dicas para melhorar a produtividade!

Sobre o autor: Rodrigo Rincón é formado a mais de 10 anos em Engenharia Civil e nos últimos anos começou a escrever para blogs e portais do setor para compartilhar suas experiências profissionais e inspirar estudantes a seguir carreira na área.

Relacionados

Advertisment

Populares

PRONAGOV será lançado nesta sexta-feira (24)

O programa gratuito, que tem a finalidade de capacitar servidores, gestores públicos e cidadãos comuns para se tornarem Agentes de Governança, será...

Hotéis e Resorts em Olímpia-SP

O charmoso município de Olímpia, localizado no interior de São Paulo, é um destino turístico bastante procurado pelos viajantes, graças à presença de famosos...

O FUTURO É EFICIÊNCIA NOS MUNICÍPIOS!

É assim que a Governança está transformando Prefeituras e Câmaras Municipais de todo o país, levando metodologias eficazes para auxiliar prefeitos, vereadores e gestores...