Brasileiros agora podem limpar o nome no Serasa e SPC antes de pagar as dívidas

Negativados tem uma opção para aprovar financiamento, empréstimo ou cartão de crédito. A partir de agora, o cidadão ou empresa brasileira pode limpar seu nome, aumentando o score e restabelecendo o crédito em até 15 dias através de procedimento 100% legal com base na LGPD e no código de defesa do consumidor.

De acordo com SPC BRASIL, atualmente 4 em cada 10 brasileiros estão negativados nos órgãos de proteção de crédito e calcula-se mais de 6 milhões de empresas na mesma situação.

No Brasil, os principais órgãos de proteção de crédito são: Serasa, SPC, SPC Brasil Boa Vista e CENPROT. Eles mantêm registros detalhados de informações financeiras, incluindo pagamentos de contas, endereços, salários e outros fatores que possam afetar a pontuação de crédito de uma pessoa.

Como conseguir limpar o nome e aprovar um novo crédito sendo que a pessoa está com score baixo ou possui restrições no CPF ou CNPJ?

Luiz Dória, diretor de expansão na empresa ARRUDACRED – Recuperação de Crédito, que também é consultor de negócios e especialista em gestão de financeira para pessoas e empresas com dificuldade de acesso ao crédito, explica: “Com base na LGPD e código de defesa do consumidor, cidadãos e empresas podem entrar com ação judicial exigindo a exclusão dos apontamentos e restrições que aparecem no seu CPF ou CNPJ nos órgãos de proteção de crédito solicitando verificação se todos os procedimentos descritos na lei foram atendidos e também baseado no fato destes orgãos não possuírem autorização do proprietário das informações para divulgá-los. O grande problema é que nossa legislação é lenta e um processo desses pode levar de 3 até 4 anos para concluir o que acaba tornando a opção pouco utilizada além do alto custo com honorários e despesas processuais”.

Segundo Dória, existe uma saída: associações comerciais ou organizações de proteção ao consumidor, que já possuem uma ou mais ações desse tipo, podem solicitar uma liminar ao juiz para um novo membro e daí então, em cerca de 15 a 20 dias, é possivel ter o nome limpo se a pessoa ou empresa se tornar membro de uma dessas associações.

Como funciona a liminar judicial e o que se deve esperar dela?

Duas características estão sempre presentes quando se fala em limpeza de nome através de liminar judicial: a primeira é que quando o cliente devedor paga uma dívida que estava inscrita no Serasa, o credor remove o apontamento da dívida, porém o histórico de “mal pagador” fica lá e isso deixa o score baixo dificultando a obtenção de novo crédito por um longo tempo. Já quando utiliza a liminar judicial, o órgão remove todos os apontamentos existentes (dívidas, cheques, protestos e outras) incluindo todo seu histórico, dessa forma, o score do cliente volta para o patamar mais alto que já esteve e daí sim, algum tempo depois é possível conseguir aprovação de novo crédito em outra instituição financeira.

A segunda é quando o credor percebe que o cliente entrou com a liminar e está com seu CPF ou CNPJ blindado por 12 meses ou mais, ele perde sua melhor carta para ter sucesso na cobrança. Dória conta que já acompanhou clientes que tiveram propostas de descontos que chegaram até 90% para negociar e quitar suas dívidas.

Como não cair em golpes? Este tipo de serviço realmente funciona?

Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil mostra que um em cada dez inadimplentes já contratou empresas para limpar o nome e em metade dos casos o nome não foi limpo. Dória comenta: “A pessoa ou empresa que está pensando em utilizar um serviço de limpeza de nome, deve, inicialmente, se fazer a seguinte pergunta: com esse valor que pagarei, seria possível a empresa arcar com os honorários de um advogado, entrar com uma petição de liminar judicial e ainda bancar todos os custos administrativos envolvidos? Se a resposta for não, e acredite: com 150-300 reais não dá para fazer isso, eu penso que você deve pensar muito bem antes de contratar essa empresa.”

Segundo Dória, outra recomendação muito eficiente é pesquisar se aquela empresa não possui reclamações na própria internet, por exemplo no Google e no site ReclameAqui. Existem muitas empresas de boa reputação e qualidade no serviço, porém, infelizmente, como em outros segmentos, existem muitos oportunistas e pessoas querendo tirar vantagem da situação dos outros. Por isso, ele sugere: “O interessado deve sempre verificar a existência e ler o contrato de prestação de serviços. Deve consultar o CNPJ da empresa que consta no contrato e buscar o máximo de referências que puder.”

Para mais informações, acesse: www.arrudacred.com.br

Relacionados

Advertisment

Populares

PRONAGOV será lançado nesta sexta-feira (24)

O programa gratuito, que tem a finalidade de capacitar servidores, gestores públicos e cidadãos comuns para se tornarem Agentes de Governança, será...

Hotéis e Resorts em Olímpia-SP

O charmoso município de Olímpia, localizado no interior de São Paulo, é um destino turístico bastante procurado pelos viajantes, graças à presença de famosos...

O FUTURO É EFICIÊNCIA NOS MUNICÍPIOS!

É assim que a Governança está transformando Prefeituras e Câmaras Municipais de todo o país, levando metodologias eficazes para auxiliar prefeitos, vereadores e gestores...