O que é SEO? Tudo que você precisa saber!

Em resumo podemos dizer o que é SEO da seguinte forma, é conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web que visa melhorar sua posição nos resultados dos buscadores orgânicos.

Afinal, quem não quer aparecer nas primeiras posições da pesquisa orgânica do Google? 

Esses são os links mais visualizados e clicados pelos usuários naturalmente que vão à primeira página para começo de conversa.

Portanto, uma boa estratégia de SEO permite que você chegue lá! O seu site, blog ou até mesmo loja online fica mais conhecido, ganha muita autoridade no mercado e ainda recebe mais visitantes e aumenta as chances de conversões.

E você sabe o que é melhor? 

Tudo isso sem investir em anúncios, com base em otimização de páginas próprias e relacionamento com outros sites e o próprio Google para melhorar a sua busca e a navegação dos usuários, tudo isso é facilmente possível.

O que é SEO de fato?

SEO, o que significa otimização de mecanismo de pesquisa.

Se você quiser entender o conceito em detalhes, assista ao vídeo abaixo que eu ensino para você: A cada segundo, milhões de buscas são feitas nos buscadores – principalmente no Google, o mecanismo de busca mais utilizado no mundo.

Os usuários querem responder às mais diversas perguntas em seu dia a dia, desde o hotel mais avaliado para a próxima viagem até explicar a teoria das cordas.

Em cada pesquisa, o Google visa organizar o conteúdo em um ranking que oferece as melhores respostas nas primeiras posições. 

E os números abaixo mostram que os usuários confiam no julgamento desse pesquisador: Os três primeiros links orgânicos obtêm cerca de 30% dos cliques;

Apenas 0. 78% dos usuários clicam em um link na segunda página de resultados.

Dessa forma, você tem mais chances de obter visibilidade e cliques, obter mais tráfego orgânico e ter mais resultados com sua presença online.

Mas claro, para isso, você tem que provar para o Sr.Google que tem a melhor resposta possível e que merece aparecer nas primeiras posições do SERP (Search Engine Results Page).

E isso significa não só ter o melhor conteúdo, mas também oferecer boa usabilidade, ganhando autoridade no mercado e dando ao Google uma boa leitura das páginas.

O SEO também faz parte do SEM (Search Engine Marketing), que engloba todos os tipos de buscadores, incluindo a criação de anúncios pagos e links patrocinados.

Dessa forma SEO, por sua vez, são apenas estratégias simplesmente orgânicas que não envolvem a compra de anúncio nenhum. 

Portanto, o aumento no retorno sobre o investimento (ROI) e a redução no custo de aquisição do cliente (CAC) são geralmente o resultado do SEO.

Algoritmo do Google e suas atualizações

O algoritmo do Google é uma combinação de processos que definem a classificação dos links na página de resultados da pesquisa orgânica. 

Sua função é ordenar as páginas para entregar os resultados na ordem de sua relevância para cada usuário.

Para fazer isso, o algoritmo adota uma série de critérios e é atualizado regularmente para tornar os resultados cada vez mais relevantes.

A cada atualização dessa, o Google não quer apenas melhorar a classificação dos resultados.

Mas também remover de vez ou até rebaixar páginas prejudiciais e conteúdo de baixa qualidade que está afetando a experiência do usuário.

Milhares de atualizações acontecem todos os anos, mas algumas se destacam e agitam o mercado de SEO. 

Aqui estão as atualizações de algoritmos do Google mais importantes nos últimos anos 

Quais foram os algoritmos do Google?

  • Penguin (2012): sites com backlinks de baixa qualidade analisaram e classificaram aqueles que receberam links contextualizados e sites autorizados de qualidade
  • Hummingbird (2013): Melhorando a classificação dos resultados da pesquisa, mudando a atenção da atribuição precisa de palavras-chave para a compreensão da intenção de pesquisa
  •  Mobilegeddon (2015): A compatibilidade móvel tornou-se um fator de classificação.
  • Rank Brain (2015): Inteligência artificial e aprendizado de máquina foram adicionados ao algoritmo para entender melhor a intenção de pesquisa dos usuários.
  • Mobile-First Index: passou a ver as páginas móveis como a versão principal do ranking
  • BERT (2019): Integração de um sistema de inteligência artificial especializado em processamento de linguagem natural para entender como as pessoas pesquisam

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